sábado, 23 de julho de 2011

História Completa da Escola Theódulo

O Núcleo Residencial Pilar, hoje, Distrito de Jaguarari, nasceu há mais de 30 anos, para atender ao funcionamento da Mineração Caraíba, uma das maiores produtoras de concentrado de cobre do Brasil. Está localizado a 506 km de Salvador, 75 km de Jaguarari (sede) e 110 km de Juazeiro. Como consequência do próprio desenvolvimento local, passa a ser uma comunidade aberta, por suas excelentes condições urbanísticas como pela sua pujança econômica e cultural.
Portanto, sendo a educação um dos pilares do desenvolvimento de toda e qualquer sociedade, nasce juntamente com o Núcleo a necessidade de implantar escolas para atender a demanda de alunos, que chegaram juntamente com seus familiares, com o advento da exploração do cobre. É neste cenário que surge a Escola Pré-Parque Deputado Theódulo de Albuquerque criada para atender crianças de faixa etária de 3 a 6 anos de idade que corresponde a pré escola.
Construída no governo de Antônio Carlos Magalhães e Secretário de Educação Professor Eraldo Tinôco Melo, situada na Rua da Palma, 841 – Distrito Pilar, foi inaugurada aos 11 dias do mês de abril de 1980, teve sua devida regularização do CEE- Conselho Estadual de Educação publicada no Diário Oficial de 18 de abril de 1980 e Portaria Nº. 27.280. A escolha do nome teve a finalidade de homenagear a figura do Deputado Theódulo de Albuquerque.
Nos primeiros anos de funcionamento, ou seja, de 1980 a 1998, a Unidade funcionou como pré-escola, mais tarde com a portaria de 04 de outubro de 2000, foi municipalizada (o governo do Estado passou a responsabilidade de funcionamento da referida escola para o município) e, passou a oferecer o ensino de 1ª a 4ª série (Fundamental I) e 5ª a 8ª série (Fundamental II) extinguindo assim o pré-escolar.

Atualmente a Escola Municipal Theódulo de Albuquerque que não traz mais a nomenclatura – Deputado Theódulo de Albuquerque – funciona na Rua do Facheiro, 578 onde antes funcionava a Escola Estadual Yêda Barradas Carneiro, extinta no ano de 2010. A escola oferece ensino de qualidade do 5º ao 9º Ano e EJA (Educação de Jovens e Adultos) nos turnos matutino, vespertino e noturno. Atendendo a Comunidade local e Comunidades circunvizinhas tais como: Arapuá, Adutora, Angico, Sussuarana, Quixaba, Sítio da Bagaceira, Santa Rosa, Abóbora, Ipoeira dos Barros, Monte Alegre, Santa Maria, Terra Nova, Caatinga de Porco, Volta, Gangorra, Poço das Queimadas, Corredor, Baixa Verde, Lagoa dos Currais, Lagoa do Caldeirão, Lagoa do Jacaré, Poço do Meio, Caldeirão Coberto, Barrinha, Caiçara entre outras.


2 comentários:

  1. Estudei na Pre parque e depois na Yeda Barradas entre os anos 80 e 87, foram anos excelentes. Com certeza essas escolas foram fundamentais durante a formação da minha infância.

    ResponderExcluir
  2. Estudei na Pre parque e depois na Yeda Barradas entre os anos 80 e 87, foram anos excelentes. Com certeza essas escolas foram fundamentais durante a formação da minha infância.

    ResponderExcluir